CENTRO DE EXCELÊNCIA INTERNATION CENTER OS EXCELLENCE
Tel: (21) 2295-5731
Rua Paulo Barreto, 73
Botafogo - RJ


Calcule seu IMC

Saiba seu índice de massa corporal e, de acordo com o resultado, quais providências ideais deverá tomar.
kg
cm
Ação social Obesidade sem marcas - Cirurgia menos invasiva
Compartilhar esta página:

Antes da Cirurgia

A cirurgia de obesidade faz parte de um tratamento complexo e o paciente deve promover uma mudança de hábito que necessita ser mantido para sempre.

Só indicamos cirurgia após comprovação do insucesso do tratamento clinico.

O paciente deve esclarecer todas as dúvidas do tratamento cirúrgico antes de ser operado.

É muito importante a presença e o apio familiar.

O tempo de preparo é individual e cada caso deve ser tratado de maneira personalizada.

O paciente somente será operado quando estiver bem preparado em todos os aspectos: clinico, nutricional, psicológico e educacional.

A cirurgia será realizada no "melhor momento" do paciente. Muitas vezes é necessário retardar o procedimento, visando ao bem estar do paciente.

Por esse motivo é impossível operar um paciente sem conhecer suas doenças prévias, exames, aspectos psicológicos e nutricionais.

A equipe médica precisa ter certeza do entendimento do paciente sobre o tratamento e o mesmo deve estar equilibrado, estável e tranquilo para realizar o procedimento cirúrgico.

Após a cirurgia ocorrerão grandes mudanças físicas, emocionais e psicológicas, sendo necessario o acompanhamento da equipe multidisciplinar, bem como estrutura familiar adequada e tranquilidade.

O paciente deverá assinar um Consentimento Informado que será fornecido no Instituto. Esse documento ensina e discute vários aspectos da cirurgia, deve ser preenchido, rubricado e assinado pelo paciente e seu responsável legal.

Consideramos responsável legal: pais, cônjuges e filhos (nesta ordem).

O paciente deve emagrecer o máximo possível antes da cirurgia, essa perda de peso melhora as condições do coração, pulmão e causam uma diminuição rápida no tamanho do fígado, melhorando assim as condições técnicas da cirurgia.

Evite fumar, usar AAS, Aspirina, medicamentos para colesterol e anticoncepcional antes da cirurgia.

Não devemos operar grávidas, portadoras de doenças vasculares congênitas (doenças aneurismáticas), pacientes com baixa imunidade e com associação de neoplasias não tratadas.

Na véspera da cirurgia o paciente alimenta-se somente de dieta liquida. Deverá permanecer em jejum a partir de 20 horas e internar as 6 horas no Hospital combinado, trazendo exames, laudos , documentos.Também deverá trazer as meias elásticas e o Respiron.

O anestesista visitará o paciente antes da cirurgia e após essa visita pré-anestésica o paciente será transportado ao Centro Cirúrgico.

Desde a saída do quarto até o inicio real da cirurgia costuma levar 1 a 2 horas e ao termino da mesma o anestesista telefonará para o acompanhante para dar notícias.

O paciente após a cirurgia é encaminhado pelo anestesista a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após a permanência do paciente nesta unidade, o mesmo será encaminhado ao quarto.

Normalmente o paciente recebe alta hospitalar em 48 horas.

O paciente deve fazer caminhadas leves durante o período de internação e evitar ficar acamado.

A alta e o acompanhamento hospitalar é realizado pela equipe clínica do Dr. Enio França.

Todos os medicamentos no formato de comprimido devem ser triturados e diluídos em água antes de ser ingeridos.

Ao chegar em casa o paciente deverá agendar o seu retorno para retirada do dreno, 10 dias após a cirurgia.

Os pontos são retirados com 17 dias após a cirurgia.

É muito importante respeitar a dieta liquida dos primeiros 20 dias, após esse período o paciente iniciará a ingestão de dieta pastosa, conforme orientações da nutricionista.

É proibido comer doces, tomar antiinflamatórios, refrigerantes, bebida alcoolica, cigarros, aspirina ou similar.

Orientamos o inicio da atividade física a partir do 30º dia de cirurgia, sob supervisão, iniciando com atividades de baixo impacto (caminhadas, hidroginástica e natação).

A musculação e a corrida são iniciadas a partir do 3º mês.

Normalmente ocorre um aumento na fertilidade após o emagrecimento e a possibilidade de gravidez é elevada. Solicitamos um acompanhamento rigoroso com o ginecologista no 1º ano após a cirurgia para que seja evitada neste período.

Retornos mensais com a nutricionista são obrigatórios no primeiro ano após a cirurgia bariatrica.

Toda e qualquer alteração física ou psicológica deve ser reportada à equipe, os sinais e sintomas do paciente bariátrico são muito específicos e apenas quem exerce a especialidade é capaz de compreender os sintomas.

Guarde os números dos telefones de contato da Equipe.

O acompanhamento com a equipe cirurgica termina após a retirada dos pontos.

O acompanhamento pós operatório é realizado com o clínico e com a equipe multidisciplinar do Instituto.


IFV nas redes sociais:

     
Copyright © Todos os direitos reservados ao Instituto de Cirurgia do Aparelho Digestivo e da Obesidade | Desenvolvido por 3dweb.com.br