Rio de Janeiro, 22 de Maio de 2020.


Foi realizada nesta sexta-feira (22 de maio), a Assembleia Geral Extraordinária que elegeu a nova diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCM) para o biênio 2021-2022. A Assembleia foi instalada pelo atual presidente da SBCBM, Marcos Leão Villas Bôas.


Devido ao momento de pandemia, ocasionado pelo novo coronavírus, o Conselho da SBCBM, diretoria atual, membros titulares , eméritos e honorários participaram da eleição via plataforma virtual. No entanto, uma comissão eleitoral formada pelos cirurgiões, Alexander Morrel, Alexandre Elias e Marçal Rossi estiveram presentes na sede da SBCBM para apuração dos votos.


“Fábio Viegas e Antônio Carlos Valezi foram eleitos com a maioria expressiva dos votos”, disse Marcos Leão. Ele agradeceu a oportunidade de estar à frente da SBCBM neste momento e reforçou a importância de contar com uma diretoria e associados que permitiram levar à frente projetos e ações. “Me sinto honrado de estar neste momento como presidente e de ter a oportunidade de seguir um trabalho e continuar o legado daqueles que me antecederam e, especialmente neste momento, de anunciar a nova diretoria que assumirá em janeiro de 2021”, reforçou Marcos Leão.


DIRETORIA 2021/2022 – Venceu a chapa que tem como presidente o cirurgião Fábio Viegas (RJ) e como vice-presidente, Antônio Carlos Valezi (PR). Integram ainda a chapa: Fábio Almeida Santos (SE), primeiro secretário, Felipe José Koleski (2º secretário), Alexandre Amado Elias (SP), primeiro tesoureiro; Dyker Santos Paiva (MG), segundo tesoureiro.


Na oportunidade também foram eleitos as diretorias dos Capítulos da SBCBM em 20 estados do Brasil. Entre os participantes, os ex-presidentes da SBCBM, João Batista Marchesini, Thomas Szego e Luiz Vicente Berti.


“A nossa diretoria deverá avançar nas conquistas implementadas ao longo dos 20 anos da Sociedade”, declarou Fábio Viegas.


Entre as prioridades da diretoria para o próximo biênio estão gestão descentralizada com responsabilidade, o fortalecimento dos capítulos, inovação e tecnologia, novas ferramentas de suporte e atenção ao associado, priorizando sempre informação e crescimento da cirurgia bariátrica e metabólica no Brasil.


LEGISLAÇÃO – A Assembleia foi realizada de acordo com o artigo 29 do Estatuto Social da Sociedade – que prevê o processo e modo de eleição da Diretoria Executiva e Conselho Consultivo e Fiscal.


As eleições foram convocadas com antecedência de 30 dias e a votação foi eletrônica – devido a pandemia do Coronavírus (COVID-19) direta, realizada a cada dois anos.


O novo presidente será apresentado no Congresso anual da SBCBM, mas tomará posse apenas no primeiro dia útil do ano de 2021.