É uma técnica que permite ao paciente comer uma quantidade maior de alimento e mesmo assim ainda perder peso. Estas técnicas alteram o tamanho da área absortiva do intestino delgado, ou seja, a área de absorção intestinal.E um procedimento que leva a uma perda de peso de aproximadamente 90 % do excesso de peso.A absorção intestinal é diminuída em decorrência de um desvio que é realizado cirurgicamente, um by-pass, ou seja, “passa a mesma quantidade de comida em um intestino funcionalmente menor”. Sabemos que é no intestino delgado que a comida ingerida é absorvida e absorvendo menos o emagrecimento é maior.

Dentre as várias técnicas disabsortivas, duas são as mais conhecidas e o mais importante, reconhecidas:

Derivação biliopancreática ou Cirurgia de Scopinaro (nome do cirurgião que inventou este procedimento) e Duodenal Switch (mais realizada nos EUA).

Habitualmente é feito também a retirada da vesícula biliar em decorrência da grande incidência de cálculos biliares presentes na fase de pós-operatório e que também não comprometem a vida “normal” que estes pacientes possuem.

As principais vantagens desta cirurgia são:



  • O estômago foi pouco diminuído, não existe a presença de bandas ou anéis , não existe restrição de quantidade;

  • Muito indicado nos casos grande compulsividade, nos comedores de grande volume e comedores de carne;

  • A cirurgia pode ser totalmente revertida (com exceção da faixa de estômago que foi retirada;

  • O intestino e apenas desviado e não retirado;

  • O volume de alimento que poderá ser ingerido será normal em alguns meses;

  • A perda de peso é consistente e duradoura.


Duodenal Switch


Duodenal Switch
É a associação entre gastrectomia vertical e desvio intestinal. Nessa cirurgia, 60% do estômago são retirados, porém a anatomia básica do órgão e sua fisiologia de esvaziamento são mantidas.


O desvio intestinal reduz a absorção dos nutrientes, levando ao emagrecimento. Criada em 1978, a técnica corresponde a 5% dos procedimentos e leva à perda de 75% a 85% do excesso de peso inicial.